sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Sobre o pequeno - grande - príncipe...



O pequeno – grande - príncipe.

Perdi a conta de quantas vezes li O Pequeno Príncipe. Não vou escrever sobre o livro, muitas outras pessoas já o fizeram. Vou escrever sobre este ato incansável de buscá-lo quantas vezes nosso coração quiser.
Quero escrever sobre a magia que há nesta dinâmica – de ler, ler outra vez e ainda encontrar motivos para querer ler de novo. A magia que é surpreender-se com as coisas repetidas e banais de nossa existência.

Além de ser um livro gostoso de ler, ele traz, na sua simplicidade, reflexões grandiosas, que só poderiam ser tecidas por um coração infantil e terno, carregado de significados – por isso, todas as vezes que li, percebi coisas diferentes e novas.

Num de seus diálogos com sua flor, ele diz “Eu ainda sou tão pequeno”.
Realmente somos tão pequenos diante de tantas coisas, nossos problemas são pequenos demais diante da dor da fome, do frio e do abandono. A dor da perda, da morte, de todo e qualquer tipo de sofrimento. Somos tão pequenos, e ainda sabemos tão pouco. Crescemos todos os dias quando nos damos conta do quanto que aprendemos... Mas para isso é preciso saber olhar... ver... contemplar...
O pequeno príncipe observava com ternura e atenção a vida que acontecia ao seu redor.
Deixe-se surpreender pelas coisas simples e pequenas. Jesus já dizia: Deixe vir a mim os pequeninos, porque deles é o reino de Deus.”(...)
Deixava-se tocar pela realidade, se encantava com a vida e suas diferentes manifestações...
Como é bom ser pequeno e caber na palma da mão do outro, no colo da mãe, sem vergonha...

As lições do pequeno príncipe são lições de um grande sábio.
Lições de quem tem grande visão. Mas que antes do horizonte almejado, busca reconhecer a beleza e importância do próximo passo.

Se você já leu, tente responder ao seu coração o que ele te ensinou?
O quê? Você ainda não leu O pequeno príncipe?

(Com carinho - para o Gabriel, meu pequeno principe...)
Leia Almeida

2 Comments:

Barbara Lucas said...

minha linda
este lugar está fabuloso, como já te disse.
beijos, virei sempre ler vc.
agora vamos divulgar
mande uma msg pros coleguinhas de orkut... manda...
beijinho

Santiago P.D. said...

Este livro sempre me encantou também. Quando para o assessores surgiu o nome dele para trabalhar eu logo me pus a disposição para pensar o momento.

Baixei uma versão digital para poder ler novamente e lembrar dos mínimos detalhes. Foi próximo do meu aniversário. A sensibilidade de uma pessoa muito especial que me viu carregar aquela impressão feia para todos os lados a fez presentear-me com o livro original.

Ele, o livro, me deu mais uma lição. A do amor.